Olá people!

Estou muito feliz em poder compartilhar com vocês a coluna do meu personal de Muay Thai mais uma vez, o professor Guilherme Belarmino. Ele fez o maior sucesso AQUI com o primeiro post, e pedi para que ele me enviasse logo a segunda para podermos dar continuidade nas dúvidas que vocês tem diariamente sobre o esporte!

MUAY THAI

Neste post de hoje, o Gui vai explicar melhor sobre questionamentos frequentes da mulherada em relação ao Muay Thai – se vai ficar muito sarada, se é um treino muito pesado para as mulheres, etc e etc …

Semana passada tentamos tirar umas fotos legais da aula, mas pra não perder o pique pedi pra minha cunhada tirar fotos em movimento mesmo, e acabaram ficando meio tremidas, não dá pra ver muita coisa! E esta semana estou viajando também, então no post do Gui da semana que vem já posto fotos junto pra vocês ok??? Então confiram o textinho do meu prof. master the best, Guilherme Belarmino:

Após a 1 coluna, voltamos com mais uma matéria sobre o Muay Thai para as mulheres. Assim, visando facilitar a vida de vocês e de outros visitantes, decidimos juntar algumas das perguntas neste post. Espero que ajude!

- Mulheres podem treinar sem problemas?
Podem, sim! Claro que podem! Não há qualquer problema. Basta ter força de vontade, disposição e disciplina!

- Corro o risco de ficar muito masculinizada ou agressiva?
Nada disso! Você corre o risco de ficar em forma. Mas claro, tudo vai depender do tipo de treinamento que é do seu interesse. Se o seu objetivo é praticar a luta para ficar bem condicionada, definida e ‘sequinha’, como sempre digo, procure uma aula adequada ao seu interesse (Personal Fight). Já se você quer investir nisso e virar uma ‘lutadora’, procure uma academia especializada. Assim, dependendo da sua genética e da sua vontade de treinar forte, vai modelar o seu corpo do jeito que quiser. Mas, em nenhum dos casos você ficará agressiva. Pelo contrário, artes marciais ajudam bastante no autocontrole.

- O que é Personal Fighter ?
O Personal Fighter é um novo método de treinamento, onde o aluno desenvolve seus conhecimentos mais rápido devido ao grande aproveitamento das aulas por ter o professor totalmente disponível para ele, diferente de estar treinando em uma academia, onde o professor chega a dividir a atenção com até 30 alunos. Em um Personal Fighter o professor atende no máximo dois alunos por aula, isso acaba fazendo que uma aula de personal seja equivalente a até 5 aulas em uma academia, o   aproveitamento do aluno é de 100%. E ainda o Personal Fighter, não necessariamente será em uma academia, o aluno poderá estar treinando em sua casa, em um parque, em uma praça, ou seja o aluno irá treinar onde se sentir melhor, isso ajudará ainda mais no seu desempenho nas aulas. O Personal Fighter, pode ser feito por alunos que têm a intenção emagrecer, esculpir o corpo ou até mesmo de vir a competir, como também para alunos que têm apenas a intenção de estar aprendendo a linda arte do Muay Thai, ou que queira apenas desestressar do dia a dia e principalmente aquele aluno que quer estar de bem consigo mesmo e em dia com a saúde. É interessante ressaltar, que um aluno de Personal Fighter treina quantas vezes quiser e quanto tempo desejar na semana, basta escolher o seu pacote de personal que venha a se encaixar melhor em seus horários do dia a dia. Lembrando que esporte é saúde, então não deixe sua saúde de lado sempre devemos ter um tempinho para cuidar dela.

- Vou ter que lutar em todas as aulas?
Como disse acima, vai depender do seu interesse. Cada professor tem uma maneira de conduzir a aula. Eu por exemplo, nas minhas aulas não temos contato físico, para isso temos 1 aula aos sábados só para aqueles que têm interesse. No final de algumas aulas colocamos uma sombra (que nada mais é que demonstrar os movimentos sem acertar um ao outro). Por isso, é importante que antes de entrar em uma academia, você assista um treino, faça um – se possível – e converse com o professor sobre a seus objetivos. Existem professores que, de fato, enfatizam o treino de luva. Se você não tem este objetivo, fuja dessas aulas. Há outros professores que gostam de treinar técnica e dão ênfase aos golpes e as movimentações. Este talvez, seja o tipo de treino para você. Mas o fundamental é visitar a academia e conversar com o professor.

- Mulheres se machucam muito? Vou ficar com muitos hematomas? Quais as partes do corpo merecem mais atenção?
Mais uma vez, depende do tipo de treinamento que você vai fazer. No Muay Thai nas aulas de Personal não existe esta possibilidade. Por mais que você se cuide, nas aulas tradicionais em turma é possível, ao segurar o aparador de chute, há casos de roxinho ou outro, mas calma. Não será nada grave!
Quanto às partes do corpo com as quais você deve se preocupar, além dos seios – como normalmente é em qualquer esporte – é preciso ter cuidado com os punhos e joelhos.

- Sou muito magra, posso treinar?
Claro que pode! Mas você não deve descuidar da alimentação. Ao contrário de muita gente que treina para emagrecer, talvez você queira treinar para ganhar massa. Ainda mais se você faz uma atividade complementar como a musculação. Monte sua série de modo que seu corpo não se desgaste muito nos dias em que os treinamentos se cruzarem. Se não, você poderá perder mais massa muscular do que ganhar. Converse com seu professor de musculação nesse caso e nunca, nunca deixe de se alimentar.

- Estou acima do peso, posso treinar?
O mesmo vale para você! Só que com o raciocínio ao contrário. É preciso que você treine com intensidade e que tenha uma alimentação balanceada. Neste aspecto, o conselho é igual, nunca deixe de se alimentar. Esse é um dos grandes segredos para se manter em forma, ao contrário do que muita gente pensa. Se você também faz outra atividade, tente fazer programas casados para conseguir todos os benefícios das duas atividades. Talvez, exista um pouco mais de dificuldade, no início, em executar os movimentos, mas com dedicação, você chega lá! Não pode desanimar!

- Posso fazer outra atividade física junto com o Muay Thai?
Pode, sim. Não há qualquer problema. Mas certifique-se de que as duas estarão dentro de um programa. Converse com seu professor de musculação sobre suas atividades no tatame e com seu professor sobre sua série. Assim, você vai fortalecer a musculatura, evitar lesões e tirar todo proveito das duas atividades para seu melhor condicionamento.

- A partir de que idade pode começar a treinar Muay Thai?
Não existe idade para começar. Mas aqui, retomo o conselho: procure a academia mais adequada. Se você visitar uma aula e não ver nenhum pequeno entre os alunos, nem comece. Não será uma aula ideal para crianças. O legal de começar cedo é que a criança aprende logo o respeito, a disciplina e a ter limites; além de desenvolver suas habilidades com mais facilidade.

- Sou obrigada a fazer exame de graduação?
Não se você não quiser. Mas, avise ao seu professor. Vale aqui também o detalhe de que você deve escolher bem a sua academia. Se onde você treina for um centro voltado para lutas, talvez seja difícil fugir. Porém, um exame não é nenhum bicho de sete cabeças. Se seu professor a escolheu para fazer é porque ele sabe da sua capacidade.

- O que devo comer antes de malhar? Tenho que tomar suplementos?
Antes de tudo, NUNCA deixe de se alimentar antes de treinar. Comer de três em três horas. Antes de malhar, você não deve comer nada muito pesado e da mesma forma, não deve ficar sem comer. Não pense que uma barrinha de cereal vai te dar força suficiente para malhar e que você vai perder peso assim. Nada disso. Na verdade, seu corpo vai consumir suas reservas de energia e não de gordura para executar os movimentos. Coma um sanduíche leve, de pão integral com blanquet ou presunto sem gordura. Tome um suco. Isso, pelo menos, meia hora antes do treinamento. Sobre os suplementos, cada organismo é um e responde de uma maneira. Existem aqueles suplementos que todo mundo indica, mas a sua medida e frequência, só um profissional vai poder indicar (procure sempre um nutricionista para indicar suplementos e dietas).

- Preciso comprar luvas, ataduras, caneleiras e protetor bucal?
Você provavelmente vai precisar de tudo isso e do uniforme para treinar. Mas, deixe para comprar essas coisas se for mesmo treinar. Para primeira aula, é preciso que você compre apenas as ataduras que você encontra na farmácia, ou as compras que são mais praticas. Pode ser a de 6 cm ou a de 8 cm, dependendo do tamanho da sua mão. Caso, você curta mesmo a aula e decida treinar para valer, aí sim, será preciso adquirir esses equipamentos. Isto as caneleiras e protetor bucal caso lutar seja o seu objetivo, ou apenas um treino mais forte. Caso contrário, apenas ataduras (bandagem) e luvas.

Guilherme Belarmino
Professor de Muay Thai nas Academias:
Academia OFF – Oguido Fight Fitness – 43 3027-5100
Team Nogueira Londrina – 43 3344-8090
Personal Fighter – 43 8443-4546″

Então, tiraram todas as dúvidas por enquanto?? Obrigada mais uma vez Gui, por topar participar aqui do blog! Semana que vem vamos fazer umas fotos bem legais dos nossos treinos e postar para vocês. Se tiverem mais alguma dúvida, é só perguntar aqui nos comentários que com certeza o Gui ficará muito feliz em responder.

Beijos,

Iza.